Paulo Skaf e Junji Abe são recebidos em Caraguá SP - Parceria entre Sesi e Prefeitura

Com atividades esportivas e educacionais, Atleta do Futuro é a parceria entre Sesi e Prefeitura para beneficiar mais de 1,2 mil crianças, enquanto a Filarmônica Bachiana Sesi abraça a Cidade com música erudita.
 

No conceito de estimular práticas esportivas, com a consolidação da cidadania, o presidente do Sistema Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de Paulo, Paulo Skaf, formalizou convênio do PAF – Programa Atleta do Futuro com a Prefeitura de Caraguatatuba. “Esporte e saúde andam juntos. 

A iniciativa vai além, porque difunde valores como ética, autoestima, socialização e superação, além de tratar de temas transversais como preservação ambiental, consumo consciente e pluralidade cultural, entre outros. Foco é formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade”, definiu o deputado federal Junji Abe (MDB-SP), que acompanhou o pré-candidato emedebista a governador na agenda do Litoral Norte.

“É um grande presente para os alunos de Caraguá nestes seus 161 anos de emancipação político-administrativa”, comemorou o prefeito Aguilar Júnior (MDB), ao receber os visitantes em seu gabinete, no final da semana (11/05/2018).  
 

A celebração da parceria também teve a participação do vice-prefeito Campos Jr. (PPS), do presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar (PSD), de vereadores, secretários municipais e do superintendente da Sabesp Litoral, José Bosco Fernandes de Castro, além de lideranças comunitárias, crianças e professores do Sesi – Serviço Social da Indústria. 

O acordo contempla 1.240 alunos do Município, com idades entre 6 e 17 anos, durante o contraturno escolar (período diferente das aulas). Serão oferecidas 25 modalidades esportivas, como atletismo, basquetebol, capoeira, damas, futsal, ginástica rítmica, judô, karatê, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Em todo o Estado de São Paulo, relatou Skaf, são mais de 100 mil alunos beneficiados pelo programa, que envolve 187 prefeituras conveniadas.  

O convênio tem duração de um ano. Desde que foi criado, em 2008, o Atleta do Futuro vem estimulando a prática esportiva e a cidadania de crianças e adolescentes. "Nem tudo precisa de muito dinheiro. É vontade política e preocupação com as pessoas", observou o empresário.

Junji lembrou que o modelo educacional do Sistema S, incluindo o PAF, extrapola a função do ensino curricular de alto nível. 

“O próprio período integral é indutor da formação plena do cidadão. O Atleta do Futuro oferece oportunidades esportivas e educacionais no contraturno escolar. Assim, a criança e o jovem têm carimbado seu passaporte da transformação para melhor”, destacou o parlamentar. O prefeito acrescentou que os professores serão treinados pelo Sesi. 

Outro ponto importante do programa, apontou Junji, é a participação familiar. “As famílias são envolvidas no projeto e incentivadas a caminharem junto com os filhos. Estão nas reuniões, nos eventos e na avaliação cotidiana”. Os conteúdos esportivos são adequados às diferentes faixas etárias, assim como se processam em sintonia com a vocação de cada aluno.

Cultura
Mais de 7 mil pessoas lotaram a Praça da Cultura de Caraguatatuba, na noite de sexta-feira (11), para assistir à apresentação da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob a regência do mundialmente renomado maestro João Carlos Martins. “Foi mais uma prova do quanto a população aprecia a boa música erudita quando tem esta oportunidade”, afirmou Junji Abe, que acompanhou Paulo Skaf no evento, realizado em homenagem às mães.

Enquanto prefeito de Mogi das Cruzes (2001-2008), na Grande São Paulo, Junji cumpriu o que rezava seu PGP – Plano de Governo Participativo quanto à democratização da cultura e das artes. Já em 2002, criou o Coral Municipal Canarinhos do Itapeti, um dos mais longevos programas socioculturais da história da Cidade de 457 anos e quase 500 mil habitantes. 

“Foi o modelo de inclusão sociocultural por meio da música, que deu origem a outras vertentes musicais para acolher diferentes vocações e faixas etárias”, explicou Junji, contando que o maestro João Carlos Martins chegou a se apresentar com o Canarinhos, programa que já atendeu quase 15 mil crianças, em 15 anos. 

Do Coral, prosseguiu o deputado, foram selecionados integrantes para formar a Banda Boigy e a Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi. Aos poucos, as linhas de atuação ganharam ramificações dando origem ao Quarteto de Metais, ao Quinteto de Cordas, à Camerata de Cordas e à Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. 

A Bachiana foi adotada pelo Sesi em 2009 e é a maior orquestra da iniciativa privada no Brasil. Composta por jovens e experientes instrumentistas de diversas idades, contribui para a formação de talentos e disseminação da cultura da música erudita por todo o Estado. 

Jornada

Depois de participar de eventos em Suzano e Mogi das Cruzes, o presidente do Sistema Fiesp seguiu para Caraguatatuba, ao lado de Junji. 

Eles foram de carro para os compromissos no Litoral Norte. 

Durante a viagem, Paulo Skaf, evidenciou o papel do deputado no fortalecimento das bases partidárias para o desafio das urnas. 

“Você é o grande líder do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Precisamos demais da sua ajuda, assim como da colaboração do seu filho (vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe)!”, disse o pré-candidato emedebista ao governo paulista.

Junji disse que ficou lisonjeado com o pedido de Skaf para acompanhá-lo nos compromissos em regiões com as quais têm maior proximidade. 

“É um dever e uma honra contribuir. Já disse e repito que o trabalho do Skaf, à frente do Sistema S, fala por si quanto à capacidade empreendedora e conceitos preciosos para a evolução da sociedade. Em especial, destaco o ensino de qualidade em período integral”, manifestou-se o deputado, ferrenho defensor da educação de excelência como meio de gerar cidadãos proativos e preparados para a ascensão profissional.  


______________
Mais informações:

Mel Tominaga
Jornalista - MTb 21.286
Fone: (11) 99266-7924