Junji Abe - Junji fala da celebração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil - Grupo Parlamentar Brasil-Japão - Junji trabalha no colegiado para marcar a data em nível nacional, fortalecendo a relação bilateral e os laços de amizade

O Congresso Nacional celebrará os 110 anos da imigração japonesa no Brasil com uma série de atividades, como informou o deputado federal Junji Abe (MDB-SP) que trabalha no Grupo Parlamentar Brasil-Japão para marcar o fato em nível nacional

É um acontecimento de primeira grandeza! Retrata mais de um século de amizade, intercâmbios em todas as áreas do conhecimento humano e parcerias decisivas para o desenvolvimento socioeconômico da nação brasileira”, definiu.

Presidido pela deputada Keiko Ota (PSB-SP), o colegiado se reuniu, no final da tarde desta quarta-feira (23/05/2018), para consolidar a programação oficial. 

A sessão solene, alusiva à data, será no próximo dia 21, às 9h55, no Plenário Ulysses Guimarães

No período de 4 a 15 de junho, o Parlamento federal sedia a Exposição Hiroshima e Nagasaki – Do Fim ao Renascimento. 

O evento será aberto no dia 5, às 10 horas, no Espaço Mário Covas

Na sequência, no Auditório Nereu Ramos, serão exibidos filmes sobre a história das bombas atômicas lançadas sobre as duas cidades japonesas.

Para realizar a exposição, o grupo contou com o apoio de diversos parceiros, como o Hiroshima Peace Memorial, responsável pelo material audiovisual, e FJM – Fundação João Mangabeira. 

“A ideia é mostrar como as cidades japonesas se reergueram do caos atômico, evidenciando uma das principais características do povo japonês, que é a superação”, pontuou Junji

Ele participou da reunião do colegiado, ao lado de Keiko e do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS).

Valorizando a culinária japonesa, já incorporada pelos brasileiros, a Semana Internacional Gastronômica trará pratos elaborados pelo chef da Embaixada do Japão no Brasil para os frequentadores dos restaurantes da Câmara e do Senado. O evento será realizado de 9 a 13 de julho.

Também como parte das comemorações, o Congresso Nacional ganhará iluminação especial ao longo do período entre 9 e 22 julho. 

As luzes trarão as cores da bandeira do Japão

“Simboliza nosso orgulho pelos 110 anos de amizade e cooperação mútua”, disse Junji, acrescentando que as festividades incluirão apresentações de taikô (tradicionais tambores nipônicos) e terão a participação de autoridades dos dois países, assim como de integrantes das entidades representativas da comunidade nipo-brasileira.

Junji é filho e neto de imigrantes japoneses e, em 2014, ocupou a presidência do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, do qual fez parte durante seu primeiro mandato (fev-2011 a jan-2015) na Casa. Ele reassumiu o cargo na atual legislatura em 21 de fevereiro último



 




    ______________________________________
Mais informações:


Mel Tominaga
Jornalista - MTb 21.286
Fone: (11) 99266-7924
E-mail: mel.tominaga@junjiabe.com

Postagens mais visitadas deste blog