Junji Abe - Junji e bancada recebem ministro Kassab - Deputado destaca importância do acesso ágil e de qualidade à internet para garantir competividade às atividades produtivas, principalmente em áreas desprovidas do serviço como a zona rural


O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou nesta terça-feira (15/05/2018), da reunião semanal da FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária para detalhar a implantação do acesso à internet em todo o Brasil. “Na sociedade da informação, não há mais espaço para os profissionais que, em função da localização ou limitações operacionais, fiquem alijados da utilização da rede mundial de computadores. Levar o benefício também aos produtores rurais é o grande desafio a ser vencido. Com rapidez e qualidade, pela sobrevivência da atividade agrícola”, pontuou o deputado federal Junji Abe (MDB-SP).

Convidado pela deputada Raquel Muniz (PSD-MG) para a reunião da FPA, presidida pela deputada Tereza Cristina (DEM-MS), Kassab afirmou que o governo federal viabilizará o acesso à internet em todos os pontos do País. Onde houver necessidade de investimentos em estrutura e mecanismos operacionais, prosseguiu o ministro, tudo será feito por meio da Telebras.

“A possibilidade de os brasileiros residentes na zona rural, dos mais diversos rincões, terem a eficiência e agilidade da internet representa um salto de qualidade não apenas na comunicação, mas também nas atividades econômicas e nos serviços públicos, como a segurança”, evidenciou Junji, ao lembrar que o emprego pleno da tecnologia também favorece a fiscalização de fronteiras. Ele comentou que o atendimento em escolas e unidades de saúde localizadas em áreas rurais também sofrem múltiplos prejuízos por falta de internet.

Os avanços propiciados pela utilização da internet no meio rural levaram Junji a rememorar as tempos em que os produtores, sequer, tinham telefone. Dono de um histórico de mais de 50 anos como líder rural e cooperativista, o deputado foi o presidente-fundador da Cooperativa Rural de Telecomunicações de Mogi das Cruzes. Em 1975, inaugurou o primeiro sistema cooperativo de telefonia rural do Brasil, garantindo a implantação de mais de mil terminais telefônicos em Mogi das Cruzes, Suzano, Biritiba Mirim e Guararema. A iniciativa pioneira inspirou o surgimento de dezenas de outras instituições similares no País.

Junji classificou o fato da época como “uma verdadeira revolução de comunicação, com benefícios incalculáveis aos produtores rurais”. O investimento veio do governo paulista, por meio do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, sendo 80% dos custos financiados pelo Banco de Desenvolvimento Social Estado de São Paulo, cabendo à Cooperativa cuidar da operação do processo.

Como tudo evolui, o contexto atual implica a oferta obrigatória do acesso à ágil e eficiente à internet “Se consolidado como planejado, teremos a grande ferramenta para eliminar os buracos negros (localidades sem conexão com a rede mundial de computadores)”, acrescentou Junji, feroz defensor da inclusão digital também como instrumento de maior participação popular e exercício da cidadania. Ele observou que cerca de 60 milhões de pessoas ainda não têm acesso à rede. Destas, algo em torno de 20 milhões têm um celular, mas não podem usá-lo para acessar a internet onde moram.

_______________________________________

Mais informações:

Mel Tominaga
Jornalista - MTb 21.286
Fone: (11) 99266-7924
E-mail: mel.tominaga@junjiabe.com

Postagens mais visitadas deste blog