Junji Abe - Bob Santos, Chefe de Gabinete do deputado Junji por quatro anos, assume secretaria nacional no Ministério do Turismo

O novo secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Bob Santos, assumiu nesta terça-feira (15/05/2018), em cerimônia emocionante no prédio-sede do MTur – Ministério do Turismo.

Ele foi chefe de Gabinete do deputado federal Junji Abe (MDB-SP) ao longo do seu primeiro mandato (fev/2011 a jan/2015) na Casa, onde colecionou um histórico de 27 anos de atuação. 

“Ele chega com os conhecimentos, desenvoltura, sensibilidade, carisma e uma extraordinária força de trabalho, que lhe são peculiares e credenciam sua merecida ascensão profissional”, resumiu o parlamentar paulista.

O ministro do Turismo Vinicius Lummertz abriu a solenidade, enaltecendo a figura e competência de Santos que desempenhava a função de secretário-executivo da Frentur – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo do Congresso Nacional. 

 O colegiado é presidido pelo deputado Herculano Passos (MDB-SP) que também integra a Comissão Permanente de Turismo do Parlamento federal. Ele e Junji indicaram Bob Santos para o MTur, com o aval do deputado Baleia Rossi, que comanda a sigla no Estado de São Paulo.

Graduado em direito pela Universidade do Distrito Federal e especializado em Orçamento Público, 

Direito Público e Processo Orçamentário, Santos é natural de Brasília. 

“Expresso profunda gratidão a Deus, aos meus familiares, aos deputados Herculano e Junji, e a todos que depositam confiança em mim para comandar esse segmento do turismo num Brasil com potencialidades tão generosas para o crescimento do setor”, manifestou-se Santos, bastante emocionado, ao contar que saiu de casa aos 12 anos para trabalhar e teve “o privilégio de aprender muito com profissionais de extrema competência”.

Olhando para Junji, Santos confessou que não tinha muita familiaridade com o setor agrícola. “Tudo o que sei sobre agricultura devo ao extraordinário líder rural chamado Junji Abe”. 

O novo secretário citou ainda o saudoso deputado Paulo Kobayashi pela acolhida em seu gabinete, no final dos anos 90, e fez questão de agradecer também os amigos com quem trabalhou na Câmara, como Thaís Dumont e Iêda Thomé. Quando Junji deixou a Casa, a equipe passou a atuar no time de Passos.

Com o deputado Herculano, prosseguiu Santos, “aprendi a desenvolver ferramentas capazes de consolidar o turismo” como alicerce do desenvolvimento econômico-financeiro, ambiental e social do Brasil. O novo secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo transita com acurada fluidez pelos diferentes órgãos federais.

Associada à competência, essa característica de Santos inspira em Junji a certeza de bons resultados para demandas parlamentares. 

Com pouco mais de dois meses de atuação neste segundo mandato, o deputado já obteve do governo federal, por intermédio do MTur, a liberação de R$ 10 milhões em recursos extraorçamentários para beneficiar a infraestrutura turística de nove cidades. “Esperamos contemplar mais municípios com programas do Ministério do Turismo”, apostou Junji.

Um dos momentos marcantes da cerimônia de posse foi o agradecimento de Santos ao pai, Severo, que faleceu no ano passado. A memória do homem meticuloso e gentil, que produzia ternos para a maioria dos congressistas, fez Bob Santos derramar lágrimas. Ao final da solenidade, Junji lamentou não estar vestindo uma das primorosas criações de Severo. 

Também participaram da posse o secretário executivo do Mtur,  Alberto Alves; o  secretário nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente; o deputado Herculano Passos, presidente da FrenTur; e Teté Bezerra que preside a Embratur e antecedeu Bob Santos na Secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo.



_______________________________________
Mais informações:


Mel Tominaga
Jornalista - MTb 21.286
Fone: (11) 99266-7924


Postagens mais visitadas deste blog