Poá - Gian Lopes recebe secretário de Estado de Turismo e discute Parque das Águas Minerais

O prefeito Gian Lopes recebeu hoje (22) em Poá a visita do secretário estadual de Turismo de São Paulo, Laércio Benko. 
Na reunião, o chefe do Executivo poaense aproveitou para detalhar o projeto para construção de um complexo turístico na cidade. 
A reunião contou com a participação do secretário municipal de Turismo, Edevaldo Gonçalves e do presidente do Conselho Municipal de Turismo de Poá (Comtur), Célio Demétrio.
De acordo com Gian, na primeira fase será construído em uma área de aproximadamente 80 mil metros quadrados, atrás da Fonte Áurea, o Parque das Águas Minerais, visando a preservação da região. O equipamento será integrado ao Balneário Vicente Leporace, e o objetivo é criar um dos maiores polos de turismo do Alto Tietê.
O Parque das Águas Minerais contará com quiosques de artesanato, orquidário, restaurantes, pequenos comércios, equipamentos de turismo ecológico, lagos artificiais, corredeiras, cascatas, entre outros. O objetivo é que o parque seja autossustentável, ou seja, não fique dependente da administração municipal quanto a sua manutenção e a sua futura expansão. “Poá está buscando recursos junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) para construção do parque. Será um projeto que realmente vai fomentar o turismo na cidade, trazendo visitantes de diversas regiões”, comentou o prefeito.
O projeto do parque já foi protocolado no Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias (COC) e deve ser analisado ainda neste mês de março. O secretário Estadual de Turismo de São Paulo, Laércio Benko, gostou do projeto e garantiu que Poá tem o apoio da pasta para implementação do projeto.
Segundo o secretário de Turismo, Edevaldo Gonçalves, os projetos são apresentados primeiramente ao COC e quando aprovados, os convênios entre município e Dade são assinados pelo prefeito e pela Secretaria de Estado de Turismo. “Estamos trabalhando e viabilizando ações e projetos que trarão turistas para cidade e ao mesmo tempo vamos gerar oportunidades e renda para o comércio local”, afirmou Gonçalves.
Condemat
Antes da visita à cidade de Poá, Gonçalves e Laércio Benko participaram da reunião de prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em Mogi das Cruzes. A atividade também contou com presença de deputados da Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Alto Tietê e secretários municipais.
No encontro, os prefeitos solicitaram o apoio para o fomento do potencial turístico da Região, com investimentos em sinalização nas rotas existentes, como a Rota da Luz, e também a retomada de programas como o Roda SP, que proporciona passeias a custos reduzidos. Um dos temas mais debatidos foi o programa Município de Interesse Turístico (MIT), criado recentemente pelo Governo do Estado e que vai selecionar 140 cidades para receber recursos anuais para o desenvolvimento do setor. Pelo menos quatro municípios do Alto Tietê pleiteam vagas – Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano.
Foto: Flávio Aquino/Secom Poá

Postagens mais visitadas deste blog