Suzano e região celebram Corpus Christi com tapetes, procissão e missa


Suzano e região celebram Corpus Christi com tapetes, procissão e missa
http://www.diariodesuzano.com.br
A população de Suzano, Itaquaquecetuba, Poá e Mogi das Cruzes, saiu nas ruas ontem para celebrar o dia de Corpus Christi.
 O ato em prol da data teve início pela manhã com a confecção dos tradicionais tapetes de serragem colorida. Segundo os fiéis, enfeitar as vias demonstra a fé por meio de atos.
 Além disso, celebra o corpo de Cristo e motiva a população que se sente encantada pelos desenhos.Em Suzano, foram confeccionados tapetes nas Paróquias São José do Operário e A Mãe do Redentor. Na Bom Pastor, São Francisco de Assis e São Sebastião, os fiéis puderam participar da Santa Missa e procissão. 
Todas as igrejas da cidade celebraram missa no final do dia. E na Matriz eram esperados cerca de 3 mil devotos.

“Participo da montagem do tapete, da missa e da procissão desde criança. Esse é um dia importante para a Igreja, pois une a comunidade”, comenta Luiz Ramos, 30 anos, que ajudava na montagem. O coordenador da Pastoral da Família, João Pardal revela que este é o segundo ano que ajuda na montagem. “Vemos a união das pessoas, empenho e dedicação”, completa.

Na Mãe do Redentor, duas ruas foram enfeitadas. A Paróquia utilizou material reciclável para confeccionar os tapetes. Segundo um dos ajudantes, Márcio Fialho, os trabalhos tiveram início às 7 horas, com um café comunitário. Em seguida se iniciou a montagem dos desenhos. “Pensamos no descarte adequado dos materiais e optamos por não usar serragem”.

Poá, o seminarista Daniel Oliveira revela que ajudou no direcionamento dos jovens que montavam os tapetes.
“Organizamos os grupos. Confeccionamos pouco mais de 15 tapetes. Recebemos uma doação de serragem colorida”, conta. “Esta data é importante porque une a igreja e celebra a Eucaristia”.

Itaquá confeccionou 151 tapetes. O “XXVI Encontro de Tapetes de Corpus Christi – Tradição e Beleza” teve como objetivo resgatar a tradição da data entre a classe estudantil e a comunidade. A iniciativa ainda premiou os melhores desenhos. 
Os valores ofertados iam de R$ 1 mil a R$ 2,5 mil. O coordenador das equipes São Judas e Nossa Senhora de Fátima, Rodrigo Galdino, destaca que o evento trás motivação e poder fazer parte do processo é uma oportunidade de desenvolver o tema. “Nosso objetivo, neste ano é aproximar a sociedade da igreja”, reforça.

A coordenadora do grupo Comunidade São José do Operário, Aline Macedo, complementa que o evento trás união. “Aqui aprendemos conviver com outras pessoas. É um dia de fé”, destaca.

Mogi celebrou missa com o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana, às 9 horas. Para confeccionar os tapetes, as cidades do Alto Tietê utilizaram materiais como pó de serra e areia colorida, casca de ovo, papel crepom e pardo, pó de café, entre outros.