Mogi Das Cruzes - Ex-moradores de rua são qualificados pela Prefeitura para reinserção na sociedade

A maioria dos formandos tem histórico de envolvimento com álcool e drogas,
Ex-moradores de rua são qualificados pela Prefeitura para reinserção na sociedade


Grupo que vivia em situação de rua recebeu curso da Prefeitura e agora tem qualificação para buscar um novo emprego e se reinserir no mercado de trabalho


A secretária municipal de Assistência Social, Maria Marinês Mazaro Piva, participou na tarde desta segunda-feira (24/10) da formatura de 16 ex-moradores de rua que fizeram, entre os dias 5 de setembro e 9 de outubro deste ano, o curso de azulejista do Projeto de Qualificação em Construção Civil. As aulas fazem parte do trabalho da Secretaria de retirar as pessoas da rua, encaminhá-las à entidades que fazem o acolhimento adequado, e qualificá-las para que elas possam ser reinseridas na sociedade e no mercado de trabalho.

A maioria dos formandos tem histórico de envolvimento com álcool e drogas, mas todos estão em reabilitação e agora buscam novas oportunidades para retomar a vida. A formatura aconteceu na Casa de Maria Maranatha, no Parque São Martinho, que é uma das cinco entidades subvencionadas pela Prefeitura para fazer este trabalho de acolhimento às pessoas em situação de rua. Além do curso de azulejista, a entidade deu aos mesmos alunos o curso de boas práticas de higiene no serviço de manipulação de alimentos, com uma nutricionista própria, e também formou a turma hoje.

“Hoje estamos entregando os certificados para a primeira turma. O objetivo disso é promover a autoestima e preparar essas pessoas para o retorno à uma vida comum em sociedade, com uma profissão e uma fonte de renda. Dois já estão saindo daqui com emprego garantido”, destacou a secretária, lembrando que o trabalho da Secretaria começa com a abordagem aos moradores de rua, atividade esta que é realizada diariamente, das 7 às 22 horas.

Para os formandos, o sentimento de realização e a expectativa do que vem pela frente são prerrogativas. “Esta é a minha segunda internação por causa do crack. Morei na rua por um mês e me afastei da minha mulher, da minha filha, de toda a minha família. Fiquei surpreso quando me aceitaram aqui de volta e agora eu estou disposto a seguir em frente. Já são quase cinco meses de tratamento e quando fiquei sabendo do curso achei ótimo, até porque tenho um tio que trabalha com construção civil. Posso dizer que saindo daqui eu mesmo vou construir a minha casa”, declarou Alexsandro Lima Alencar, um dos formados, de 29 anos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social levará o mesmo curso à Comunidade Nossa Senhora da Rosa Mística, que é especializada no atendimento a viciados em álcool e drogas, e tem planos ainda de promover cursos de encanador e assentador de pisos, seguindo esse modelo de módulos com carga horária de 60 e 80 horas.

Por ano, o município repassa R$ 661 mil para três entidades que realizam a abordagem e o encaminhamento das pessoas em situação de rua. Os Governos Estadual e Federal destinam mais R$ 197 mil anualmente para este trabalho, que é supervisionado pela Secretaria, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Quem estiver em situação de rua e precisar de ajuda, ou quiser ajudar alguém nesta situação, pode procurar o Creas, que fica na rua Capitão Manoel Caetano, nº 40, no Centro. Os telefones de contato são 4728-1878 e 7244-9268. (LMS)



Postagens mais visitadas deste blog