ITAQUAQUECETUBA - Executivo dá início aos trâmites de uma escola técnica federal


Clique na imagem para ampliar
Release: Andréia Castilho e Neirylene Cunha de Sena 

Divulgação: Andrpeia Castilho e Eliane M. Fernandes 

Crédito Fotos: Wiliam Rita e Neirylene Cunha de Sena 


Há poucos dias, o prefeito Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia recebeu em seu gabinete, a visita do deputado federal Carlinhos Almeida, de secretários municipais e de representantes da Câmara Legislativa Municipal para tratar de assuntos relacionados à vinda de uma escola técnica federal para Itaquaquecetuba. 


Recentemente, a presidente Dilma Roussef anunciou o benefício fruto de uma indicação do deputado.

De imediato, Armando da Farmácia providencia a desapropriação de área destinada à construção da nova unidade educacional no município. 

Iinicialmente um terreno com cerca de 20 mil m2, no Parque Piratininga é avaliado: 

“... Nossa intenção é de que em cerca de quarenta e cinco dias este trâmite esteja devidamente concluído para que possamos dar início à construção da escola técnica...”, afirma o prefeito.

De acordo com Carlinhos Almeida, a escolha de Itaquaquecetuba para a vinda do benefício deve-se ao fato de que o município possui características que atendem certas exigências do Ministério de Educação e Cultura – MEC, tais como: 

Demanda de famílias que não podem pagar pelos estudos de seus filhos em cursos particulares, demanda de jovens interessados em qualificação profissional, grande pólo industrial e comercial para receber os recém formados etc.

Segundo o pró-reitor de extensão do Instituto Federal de São Paulo, Garabed Kenchian:

 “... De início, o benefício consiste em uma escola técnica de cerca de 5 mil metros quadrados de área construída que deverá ser ampliada para uma universidade federal, com sessenta professores, quarenta profissionais administrativos e capacidade de atendimento para cerca de mil e duzentos alunos”.

O pró-reitor ainda explica que os cursos oferecidos pela nova unidade serão definidos em audiência pública a ser realizada em momento oportuno.

Após o encontro formal no gabinete do prefeito, o deputado, os vereadores, secretários e demais técnicos visitaram a localidade inicialmente indicada a fim de avaliar as condições do terreno, da acessibilidade, entre outras questões. Uma nova vistoria técnica deverá ser realizada até o final desta semana.

“... A geração de emprego e renda associados a uma educação de qualidade aos munícipes sempre foi uma das prioridades da minha gestão. 

Acredito que a construção de uma sociedade, cujos cidadãos são mais conscientes de seus direitos e obrigações depende dos valores educacionais adquiridos por eles ao longo dos anos. 

Nossa política está voltada para a atração de indústrias a fim de gerar investimentos no município, porém, precisamos disponibilizar mão de obra qualificada. 

Sendo assim, a indicação do deputado federal Carlinhos Almeida, que objetiva a vinda de uma escola técnica federal para a cidade é de grande importância porque vem de encontro a essa carência...”. conclui prefeito.