SORVETE - História do Sorvete -Curiosidades sobre o sorvete -

História do Sorvete

No interior do Brasil, durante muito tempo, o sorvete foi ignorado. O sertanejo se recusava a tomá-lo por ser frio demais, suspeitando que desequilibrava o calor interno.

O imperador do Brasil D. Pedro II era louco por sorvete de pitanga.

Não demorou muito para os sorvetes brasileiros ganharem um toque tropical, misturados a carambola, pitanga, jabuticaba, manga, caju e coco.

Até o século XIX, o sorvete era considerado alimento de gente rica. As damas da nobreza chegavam a brigar entre si (puxar o cabelo e sair na unha), porque uma roubava da outra o mestre sorveteiro.

O inventor da máquina de sorvetes foi o florentino Procópio Coltelli, que abriu em 1660 a primeira sorveteria de Paris (o Café Procope), ainda hoje o estabelecimento mais antigo da cidade.

Diz a lenda que Carlos I, da Inglaterra (marido da neta de Catarina), pagava uma pensão vitalícia a seu sorveteiro exclusivo, com a condição de que ele não revelasse a receita para ninguém. Seus sorvetes, em forma de ovo, tinham a casca de baunilha e a gema de framboesa.

Outra lenda famosa é a do imperador Nero de Roma, que, de tão louco pela iguaria, mandava um exército de escravos escalar até o alto das montanhas para colher neve e depois misturá-la com mel e frutas.

Fonte:  Nestlé




Sorvete é Alimento 

e pode ser consumido o ano inteiro!!!

Sol, calor, verão. Tudo parece nos convidar a entrar numa loja ou passar num quiosque para deliciar um ... sorvete.

Iguaria doce e gelada, feita de suco de frutas e leite, vêm desde há 3000 mil anos – primeiramente pelos chineses e depois trazida por Marco Polo em suas viagens para a Europa (rapidamente disseminou-se na nobreza), atingindo status de uma das sobremesas mais consumidas atualmente no mundo.

O brasileiro, em sua maioria, apesar de viver em esse maravilhoso país de dimensões e grandezas de calor tropical considera o sorvete apenas uma delícia refrescante, uma eterna sobremesa somente dos tempos quentes, de sorte que as médias e grandes empresas quase triplicam as vendas nestas épocas.

No entanto, o sorvete pode ser considerado um alimento nutritivo, pois contém como seus ingredientes o grupo de macronutrientes que garantem uma alimentação saudável, tais como: os carboidratos, proteínas e gorduras, que são responsáveis pelo fornecimento de energia, além de diversos processos vitais.

Além disso, nos hospitais o sorvete vem sendo utilizado, especialmente em crianças com dificuldade de se alimentar e, por ser gelado, como ótimo analgésico, ajudando a evitar as náuseas causadas pelos tratamentos contra o câncer.

Muitos evitam esse alimento por considerarem que o sorvete é tão somente uma sobremesa muito calórica e para ser consumida somente no verão, mas o que a maioria não sabe é que quando comparada ao que costumamos consumir no dia a dia, o sorvete é a melhor opção, não só para refrescar do calor dos dias quentes mas também para melhorar o valor nutricional das pequenas refeições.

Abaixo temos um bom exemplo de como podemos nos deliciar com essa iguaria gelada sem medos e culpas:

1 bola de sorvete de flocos (100g) + 5 morangos médios (60g) +3 colheres de sopa de cereal matinal (20g) + 1 colher de sopa de mel (15g) = 345 Kcal
Enquanto, pasmem – um lanchinho rápido na rua pode ser bem mais perigoso, hein?!

1 coxinha de galinha simples (120g) + 1 copo de refresco de laranja com açúcar(240mL) = 530 Kcal
O consumo regular desse alimento pode também fornecer outros benefícios como uma excelente quantidade de cálcio, uma boa fonte de proteínas, calorias e gorduras – vindas do creme de leite e leite integral – que dão maciez e gosto ao sorvete."

Fonte:  Portal JFMG


Sorvete pode ser um bom aliado para Medicina

Quando o excesso de acidez queima o estômago (e acaba com o bom humor de qualquer um) , nada melhor do que uma taça de sorvete de creme para apagar o incêndio. Tem mais, o geladinho acalma espasmo e dores do aparelho digestivo. Tome sorvete, pois! A descoberta é do Dr. Giacomo Ideo, médico chefe do Departamento de Clinica Geral do Hospital de Como, Itália. As experiências do especialista estão causando sensação. Gastrites e até úlcera gástricas duodenais encontram alívio imediato com a saborosa terapia. Nos distúrbios digestivos, conjugam-se dois fatores: Superprodução de ácido clorídrico e uma inflamação na mucosa do estômago e intestino, com o conseqüente vaso dilatação. Ora, o leite que entra na massa do sorvete, pôr ser alcalino neutraliza a ação do ácido. "Simultaneamente o frio provoca vaso constrição, diminuindo a inflamação e irritação da mucosa", explica o Dr. Manoel das Neves, professor de Gastroenterologia da Escola Paulista de Medicina.

polina alimentos

Postagens mais visitadas deste blog